Entendendo de uma vez por todas as perícias e graduações do RPG Tormenta
O RPG Tormenta é um dos sistemas de jogos de interpretação mais populares no Brasil, e entender suas mecânicas é fundamental para uma experiência de jogo satisfatória. Um dos aspectos mais importantes desse sistema são as perícias e graduações, que definem as habilidades dos personagens e como eles interagem com o mundo ao seu redor.
As perícias em Tormenta são divididas em três categorias principais: Perícias de Classe, Perícias de Outra Classe e Perícias Treinadas.
Perícias de Classe
As Perícias de Classe são aquelas que aparecem na descrição de cada classe. Por exemplo, um bárbaro possui perícias como Adestrar Animais, Atletismo, Cavalgar, Iniciativa, Intimidação, Ofício, Percepção e Sobrevivência. Apenas as perícias de classe podem ser treinadas, o que significa que elas são essenciais para o desenvolvimento do personagem.
Perícias de Outra Classe
As Perícias de Outra Classe são todas as perícias que não estão listadas entre as perícias da classe escolhida. Essas perícias não podem ser treinadas, mas ainda podem ser utilizadas, embora com menos eficácia.
Perícias Treinadas
Todo personagem tem um número específico de perícias treinadas, que depende de sua classe e do modificador de Inteligência. Mesmo que a soma final de perícias treinadas seja zero ou negativa, o personagem ainda terá pelo menos uma perícia treinada.
Por exemplo, um minotauro guerreiro com Inteligência 8 terá apenas uma perícia treinada, enquanto um goblin ladino com Inteligência 18 terá até 12 perícias treinadas.
Graduações
As graduações medem o domínio de um personagem em cada perícia. Para perícias treinadas, a fórmula é simples: nível do personagem mais 3 graduações.
Para as perícias não treinadas, o cálculo é o nível dividido por 2, arredondado para baixo. Por exemplo, um personagem de 5º nível terá 8 graduações em suas perícias treinadas e 2 em todas as outras.
Escolhendo as Perícias
A escolha das perícias treinadas ocorre no 1º nível e deve ser feita entre as perícias de classe. Uma vez escolhidas, elas não podem ser trocadas. Por exemplo, um humano ladino de 1º nível, chamado Francis, pode escolher 11 perícias treinadas, considerando seu modificador de Inteligência e bônus racial.