Quais são os equipamentos do RPG Tormenta?

No universo de Tormenta, os equipamentos são fundamentais para a sobrevivência e sucesso dos aventureiros. Entre moedas, armas e regras específicas, o sistema oferece uma variedade rica e detalhada para enriquecer a experiência dos jogadores.

Créditos: Imagem de freepik

Riquezas e moedas

A moeda padrão do Reinado é o Tibar (T$), uma peça redonda de cobre. Existem também o Tibar de Prata (TP), que vale 10 T$, e o Tibar de Ouro (TO), equivalente a 100 T$, usado principalmente por aristocratas e aventureiros. O raro Tibar de Platina (TL) vale 1.000 T$ e é reservado para grandes fortunas, como regentes e arquimagos.

Cada moeda mede 2 cm e pesa 10 gramas, trazendo em um lado o rosto de Tibar, o Deus do Comércio, e no outro o mesmo rosto sem coroa. A moeda foi criada por Quindogar Tolliannor, primeiro conselheiro real de Deheon. Em Arton, o costume ao jogar “cara ou coroa” é “coroa ou não coroa”. Manter um Tibar como amuleto é considerado trazer sorte.

Dinheiro inicial e comércio

Personagens de 1º nível começam com 100 TO. O comércio é controlado por nobres e guildas mercantes, que regulam preços e quem pode vender determinados produtos. Em regiões afastadas, o comércio ocorre por troca de bens, como gado e colheitas. Jogadores geralmente vendem itens pela metade do preço, podendo melhorar o valor com a perícia Diplomacia.

Armas: tipos e uso

Armas são divididas em três categorias: simples, fáceis de usar por qualquer personagem; marciais, usadas por classes especializadas; e exóticas, que exigem treinamento específico. Usar uma arma desconhecida causa penalidade de –4 nas jogadas de ataque.

As armas corpo-a-corpo podem ser leves, de uma mão ou de duas mãos, e o modificador de Força é aplicado nos ataques e danos. Armas de haste aumentam o alcance, mas não permitem atacar alvos adjacentes. Armas duplas são usadas como duas armas, uma em cada mão.

Armas de ataque à distância podem ser de arremesso ou disparo, usando modificadores de Destreza para ataque. Armas improvisadas, como cadeiras ou garrafas, também podem ser usadas, mas com penalidades e danos determinados pelo mestre.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.