Tudo sobre Armaduras e Escudos no RPG Tormenta

No universo do RPG Tormenta, armaduras e escudos são equipamentos essenciais para a proteção dos personagens durante as aventuras. Eles variam em tipo, peso, facilidade de uso e nível de proteção, influenciando diretamente o desempenho dos jogadores.

Créditos: Imagem de freepik

Tipos de Armaduras: Leves, Médias e Pesadas

As armaduras são divididas em três categorias principais:

  • Armaduras Leves: Geralmente feitas de couro, oferecem proteção básica, mas garantem muita mobilidade. São fáceis de vestir, exigindo apenas uma ação completa. Quase todos os personagens, exceto feiticeiros, magos e monges, possuem o talento para usar armaduras leves.
  • Armaduras Médias: Compostas principalmente por cota de malha e reforços metálicos, oferecem proteção intermediária. Seu uso reduz o deslocamento do personagem em 3 metros, exceto para anões. Vestir ou remover uma armadura média leva cerca de um minuto. Bárbaros, clérigos, druidas, guerreiros, paladinos, rangers e samurais têm o talento para usá-las.
  • Armaduras Pesadas: Feitas quase totalmente de placas metálicas, são as mais protetoras, porém limitam bastante os movimentos. Também reduzem o deslocamento em 3 metros, exceto para anões, e demoram cinco minutos para serem vestidas ou removidas. Apenas clérigos, guerreiros, paladinos e samurais possuem o talento para usá-las.

Escudos: Leves e Pesados

Os escudos também são divididos em leves e pesados. Personagens com o talento Usar Escudo podem manejar ambos. Colocar ou retirar um escudo exige uma ação de movimento. A maioria dos personagens, exceto feiticeiros, magos, monges, samurais e swashbucklers, possui esse talento.

Qualidades e Regras das Armaduras

Cada armadura tem um preço que varia conforme qualidade e local de compra. Elas fornecem bônus à Classe de Armadura (CA), que se acumulam com o bônus por nível do personagem e com o bônus do escudo, mas não é possível usar duas armaduras simultaneamente.

O peso da armadura limita o bônus máximo de Destreza que o personagem pode aplicar. Por exemplo, um guerreiro com Destreza 18 (+4) usando cota de malha terá seu modificador reduzido para +2.

Além disso, armaduras e escudos impõem penalidades em perícias que exigem agilidade, como Acrobacia, Atletismo, Furtividade e Ladinagem, e essas penalidades se acumulam.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.