Agora você pode ficar milionário só jogando xadrez
O mundo do xadrez ganha um impulso gigante: Chess.com e o grande mestre Magnus Carlsen anunciaram parceria com a Esports World Cup Foundation (EWCF).
Pela primeira vez, o xadrez competitivo integra a Esports World Cup (EWC) 2025, o maior festival de games e esports globais. Os melhores jogadores disputarão US$ 1,5 milhão em prêmios, abrindo portas para uma nova era de riqueza e visibilidade.

Parceria que Une Estratégia e Esports
O evento ocorre em Riade, na Arábia Saudita, de 31 de julho a 3 de agosto de 2025. “Trazer o xadrez, a mãe de todos os jogos de estratégia, para a Esports World Cup é um momento verdadeiramente empolgante”, declarou Ralf Reichert, CEO da EWCF.
Com sua história rica e apelo global, o xadrez se encaixa perfeitamente na missão de unir comunidades apaixonadas por games. A parceria com Chess.com e Carlsen impulsiona inovação, conectando o tabuleiro aos palcos de esports.
Magnus Carlsen como Embaixador
O norueguês, considerado o GOAT (Greatest Of All Time) do xadrez, assume o papel de embaixador. “Estou empolgado em ver o xadrez se juntar a alguns dos maiores jogos do mundo na Esports World Cup”, afirmou Carlsen.
Ele visa expandir o alcance do jogo para fãs de esports, inspirando a próxima geração. Essa inclusão atrai novos públicos, transformando o xadrez em um esporte de massa.
Qualificação via Champions Chess Tour
O Champions Chess Tour (CCT) 2025 será o caminho principal para a qualificação. Dois eventos online, em fevereiro e maio, oferecem US$ 300 mil em prêmios combinados.
Os 12 melhores do CCT e quatro de um “Last Chance Qualifier” (LCQ) competirão no EWC. O novo formato atrai fãs de esports: matches com 10 minutos totais, sem incremento, e desempates em Armagedom – uma partida única decisiva.