Oficina de xadrez é oferecida nesta cidade brasileira
A Fundação da Criança e do Adolescente (Funac) promoveu, nesta quarta-feira (8), uma oficina de xadrez na sua sede administrativa, em São Luís. A iniciativa visou capacitar professores de Educação Física dos Centros Socioeducativos da Grande Ilha, ampliando as metodologias de ensino para os socioeducandos.
O treinamento foca em potencializar a aprendizagem por meio de jogos estratégicos, integrando diversão e desenvolvimento cognitivo às aulas esportivas. Essa abordagem busca enriquecer o cotidiano dos adolescentes em medida socioeducativa.

Compromisso com a Inovação Educacional
A presidente da Funac, Sorimar Sabóia, enfatizou o investimento em novas práticas pedagógicas. “Estamos promovendo formas inovadoras de ensinar. O xadrez e jogos de tabuleiro estimulam o pensamento crítico e a convivência, essenciais para a formação cidadã dos adolescentes”, declarou ela.
Essa estratégia alinha-se aos objetivos da fundação de fomentar habilidades socioemocionais, preparando os jovens para a reinserção social de forma mais humanizada e eficaz.
Xadrez como Ferramenta de Ressocialização
A oficina foi conduzida pelo professor de Educação Física Thaylan Sousa, que destacou o potencial do xadrez além do tabuleiro. “É mais que um jogo: desenvolve raciocínio lógico, concentração e respeito às regras. Esses valores dialogam diretamente com a ressocialização dos socioeducandos”, explicou.
Sousa enfatizou que o xadrez transforma o aprendizado em oportunidade de crescimento pessoal, ajudando os adolescentes a lidarem com desafios emocionais e sociais no ambiente socioeducativo.
1º Festival de Jogos de Tabuleiro em Vista
Para estender os benefícios, a Funac anuncia o 1º Festival de Jogos de Tabuleiro, nos dias 16, 22, 23, 29 e 30 deste mês. O evento ocorre das 14h às 17h, no Centro Socioeducativo de Internação Provisória Canaã, na Rua 93, s/n, Vinhais.
Todos os centros da Grande Ilha participarão, com competições, oficinas e atividades recreativas. O festival promove integração entre socioeducandos e professores, priorizando aprendizado e competências socioemocionais.