Como começar uma coleção de jogos de tabuleiro do ZERO
Os jogos de tabuleiro atuais são muito diferente dos clássicos que marcaram a infância dos brasileiros, como o Banco Imobiliário e o Ludo. Hoje, eles oferecem diversas possibilidades, diferentes mecânicas e níveis de dificuldade variados.
Se você está começando a explorar esse universo, saber por onde começar pode ser um desafio. Por isso, este artigo irá te guiar nesta jornada. Vamos começar sua coleção?
Quais são os primeiros passos para escolher jogos de tabuleiro?
Montar sua primeira coleção de jogos requer planejamento e pesquisa. Afinal, você não quer gastar dinheiro com jogos que ficarão pegando poeira na estante, certo?
Antes de comprar um jogo, você precisa saber se faz seu estilo. Busque se juntar a pessoas que já jogam algum tempo para testar diferentes board games. Algumas cidades possuem encontros, eventos e até serviços de aluguel de jogos, semelhantes aos das famosas locadoras de DVD’s.
Caso você não conheça ninguém que jogue ainda, então as plataformas digitais serão suas grandes aliadas. Com a popularização dos jogos de tabuleiro, especialmente durante a pandemia, a Board Game Arena e a Tabletopia tornaram-se os principais canais para experimentar jogos antes de comprá-los.
Vale lembrar que você pode encontrar vídeos de gameplays, análises e instruções em praticamente todas as redes sociais.
O que você e seus amigos gostam de jogar?
Depois que você definiu o que gosta, é importante considerar os interesses do seu grupo de jogadores. Um jogo que agrada a somente você pode acabar encalhado na estante. Outro fator decisivo é o número de pessoas com quem você irá jogar.
Avalie seu círculo social: Você joga principalmente com seu parceiro(a)? Com a família inteira? Com um grupo de amigos?
Alguns jogos funcionam perfeitamente com apenas dois jogadores, como Carcassonne e Batalha Naval. Outros precisam de grupos maiores para serem realmente divertidos.
O que mais preciso saber para começar?
Estipular um valor mensal para gastar com jogos de tabuleiro, começar por jogos com regras mais simples e aproveitar datas como o Natal e Black Friday também são dicas valiosas para começar sua coleção sem prejudicar o seu bolso.