Como usar as perícias de RPG em Tormenta?

As perícias são uma parte fundamental do sistema de RPG Tormenta, permitindo que os personagens realizem ações específicas e interajam com o mundo de maneira eficaz.

Um teste de perícia em Tormenta é feito da seguinte forma: você rola 1d20 e adiciona suas graduações, modificador de habilidade e outros modificadores.

Graduações

As graduações são calculadas de maneira diferente para perícias treinadas e não treinadas. Para perícias treinadas, o valor é igual ao nível do personagem mais 3. Para perícias não treinadas, o cálculo é a metade do nível do personagem, arredondado para baixo.

Modificador de Habilidade

Cada perícia tem uma habilidade-chave associada ao seu uso. Por exemplo, a perícia Acrobacia utiliza Destreza como habilidade-chave. Isso significa que, quanto maior for sua Destreza, maiores serão suas chances de sucesso em um teste de Acrobacia.

Testes Opostos

Em situações de confronto, como ao tentar evitar guardas, você pode realizar testes opostos. Por exemplo, se Francis, um ladino, faz um teste de Furtividade e obtém um resultado alto, os guardas devem fazer um teste de Percepção para notar sua presença. Se os resultados dos guardas forem inferiores ao de Francis, ele consegue se esconder com sucesso.

Testes Contra uma Classe de Dificuldade (CD)

Os testes também podem ser realizados contra uma CD específica. Por exemplo, se Francis tenta forçar uma fechadura, ele deve fazer um teste de Ladinagem. Se o resultado final não atingir a CD necessária, ele falha na tentativa. As CDs variam de acordo com a dificuldade da tarefa.

Testes Sem Treinamento

Algumas perícias, como Adestrar Animais e Ladinagem, só podem ser utilizadas se o personagem estiver treinado nelas. Se você não escolheu Ladinagem como perícia treinada, não poderá tentar abrir uma fechadura, independentemente do seu nível ou modificador de Destreza.

Penalidade de Armadura

Usar armaduras e escudos pode dificultar o uso de certas perícias, como Acrobacia e Furtividade. Cada tipo de armadura impõe uma penalidade diferente, que se acumula. Por exemplo, usar uma cota de malha e um escudo grande pode resultar em uma penalidade total de -5.

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