O novo jogo de cartas criado por estudantes do ensino fundamental

Estudantes do sexto ano da Escola Estadual Rui Barbosa, em Cassilândia, Mato Grosso do Sul, criaram um inovador jogo de cartas chamado “Raízes do Brasil – Cartas da Resistência”. Desenvolvido sob a orientação do professor Paulo Rosa, o jogo combina história, geografia e cultura em uma dinâmica educativa.

Com o objetivo de destacar as contribuições históricas das populações indígenas, africanas e afrodescendentes na formação do Brasil, os alunos se engajaram em intensivas sessões de pesquisa. O projeto está disponível para download gratuito e inclui um manual detalhado, além de um guia pedagógico.

Créditos: Foto de Miguel Alcântara na Unsplash

Estratégia e Cultura em Cartas

No “Raízes do Brasil – Cartas da Resistência”, dois jogadores competem em 10 rodadas estratégicas, usando 10 cartas de personagens e 5 cartas de poderes especiais. Os jogadores começam com 9.000 pontos de resistência cultural, alternando entre defesa e ataque.

A dinâmica envolve o uso de atributos históricos e culturais, promovendo uma rica interação educativa. O jogo se torna uma ferramenta pedagógica eficaz, abordando temas complexos como a diversidade étnico-cultural de forma lúdica.

Impacto Educacional

“Raízes do Brasil – Cartas da Resistência” serve como um recurso educacional poderoso. Sua disponibilidade gratuita, junto com um manual e guia pedagógico, o torna acessível a professores e estudantes interessados em integrar a educação antirracista nas aulas de história brasileira.

O jogo é recomendado por especialistas como um recurso inovador para promover o respeito às diferentes culturas que compõem o Brasil. Dessa forma, ele fomenta o diálogo e a reflexão entre os jovens, ajudando a desenvolver uma consciência cidadã mais robusta.

Em conclusão, o jogo “Raízes do Brasil – Cartas da Resistência”, já está sendo implementado em escolas como uma ferramenta educacional significativa. Com seu enfoque na valorização das contribuições étnicas e culturais do Brasil, o jogo pretende apoiar a educação formal e promover uma sociedade mais inclusiva e diversa.

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