O significado e a história da GROW, a gigante dos boardgames
Fundada em 1972, a GROW Jogos e Brinquedos surgiu como uma iniciativa de quatro engenheiros recém-formados pela Universidade de São Paulo. Gerald Dinus Reiss, Roberto A. Schussel, Oded Grajew e Valdir Rovai decidiram investir em um mercado ainda pouco explorado no Brasil: os jogos de tabuleiro.
As inicias de seus nomes deram origem ao nome “Grow”. A ideia inicial era oferecer produtos que até então eram importados, o que dificultava o acesso devido ao alto custo e à distribuição limitada. O primeiro produto da GROW, lançado em outubro de 1972, foi o jogo de tabuleiro WAR, inspirado no Risk, da Parker Brothers.
O lançamento marcou o início de uma trajetória de sucesso, com o jogo rapidamente se tornando um clássico entre os brasileiros. A produção inicial de 5.000 unidades foi vendida diretamente pelos sócios, de loja em loja, demonstrando o potencial do mercado nacional para jogos de tabuleiro.
Como a GROW Conquistou o Mercado de Jogos no Brasil?
Após o sucesso de WAR, a GROW expandiu seu portfólio com o lançamento de outros jogos que também se tornaram populares, como DIPLOMACIA e SUPER TRUNFO. A empresa não apenas focou em jogos para adultos, mas também lançou produtos para o público infantil, como jogos educativos e quebra-cabeças.
Nos anos 1980, a GROW continuou a inovar, lançando jogos que se tornaram ícones, como IMAGEM & AÇÃO e BATALHA NAVAL. A empresa também começou a licenciar personagens populares da cultura pop, como os da Disney e da Turma da Mônica.
Quais Desafios a GROW Enfrentou e Como Superou?
Na década de 1990, a GROW enfrentou dificuldades devido à concorrência de produtos asiáticos e à ascensão dos brinquedos eletrônicos. A empresa precisou se adaptar, adotando estratégias como a terceirização da produção e o fortalecimento do licenciamento de personagens. Essas medidas ajudaram a reduzir custos e a diversificar ainda mais o portfólio de produtos.
A GROW também investiu em novas linhas de produtos, como brinquedos para bebês e kits de atividades, além de criar versões atualizadas de seus jogos clássicos.